Banco Central do Brasil fala sobre desenvolvimento do Real Digital

Banco Central do Brasil fala sobre desenvolvimento do Real Digital

O Banco Central do Brasil (Bacen) segue de olho nas tendências de moedas digitais de bancos centrais (CBDC) em desenvolvimento no mundo. A instituição mira exemplos como a China e a Suécia, países que estão em estágios mais avançados dessa pesquisa.

Em uma declaração enviada ao Cointelegraph Brasil, o Bacen confirmou esses estudos. “Assim como os demais bancos centrais, o Banco Central do Brasil estuda o amplo e multifacetado tema de moedas virtuais”, destacou.

No entanto, o Bacen destacou que os estudos ainda estão em sua fase inicial. Assim, não há qualquer previsão de desenvolvimento ou implementação para uma CDBC lastreada no real brasileiro.

Em abril, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) destacou que as CBDCs podem se beneficiar da pandemia de Covid-19. A maior demanda por pagamentos digitais tende a impulsionar os estudos pela criação dessas moedas, afirmou a instituição.

Bacen estuda moedas digitais desde 2017

No Brasil, o tema não é exatamente novo. Desde 2017 existem indícios de que o Bacen estuda os efeitos de moedas digitais. Na ocasião, o ex-diretor Isaac Sidney afirmou que a condução da política monetária é um dos fatores estudados pelo banco.

Um dos entusiastas do uso da blockchain no setor financeiro é o atual presidente do Bacen, Roberto Campos Neto. Em fevereiro de 2019, Campos Neto enviou uma carta ao Senado antes de sua nomeação. Nela, o então candidato explicou suas propostas para o sistema financeiro brasileiro, incluindo entre elas a blockchain.

“Tenho estudado e me dedicado intensamente ao desenho de como será o sistema financeiro do futuro. Participei de estudos sobre blockchain e ativos digitais. Uma das contribuições que espero trazer para o Banco Central é preparar a instituição para o mercado futuro, em que as tecnologias avançam de forma exponencial, gerando transformações mais aceleradas”, afirmou na época.

No início deste ano, o ministro da Economia Paulo Guedes participou de um painel no Fórum Econômico Mundial. O evento discutiu o papel do dólar como moeda de reserva e também da Libra. Na ocasião, a criptomoeda do Facebook despertava fortes receios sobre seus impactos no sistema financeiro.

“Então há a nova tecnologia, a digital, a blockchain. […] O episódio da Libra está apenas evocando uma futura moeda digital”, afirmou Guedes na ocasião.

Leia também: Estudo recomenda blockchain para combater a corrupção no Brasil

Leia também: CVM proíbe mais uma empresa de forex de atuar no Brasil

Leia também: Trader com 40 anos de experiência dá dicas para quem quer seguir a carreira

BTC LAST NEWS: Crupto Facil

Leave a Reply



bitcoin news, crypto, blockchain, coinmarketcap, cryptocurrency prices, Market Data, defi, bitcoin, btc, bitcoin dolar, bitcoin hoje, bitcoin usd, what is bitcoin,bitcoin value, buy bitcoin, bitcoin exchange, bitcoin wallet, bitcoin mining